Σελίδες

Παρασκευή, 5 Οκτωβρίου 2012

Το άλμα μιας πόλης (Rio 2016)

A city leaps forward

O salto de uma cidade

2016 = dois mil e dezesseis

Ei! Vem ! Chega aqui! Eu e meus amigos vamos mostrar pra vocês como a nossa cidade  se preparando para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Rio 2016. Legal, ? péra péra . Vamos começar  de cima? Os Jogos Rio 2016 aconteçerao nas regiõesCopacabana, Barra, Deodoro, e Maracanã. Meu nome é André. E vou mostrar pra vocês a Região Copacabana. Eu moro logo ali, ó! Na Lagoa Rodrigo de Freitas serão realizadas as competições de Remo e Canoagem Velocidade. Esse aqui é o Estádio de Remo. E logo ali ao lado fica a arquibancada temporária. Péra . Deixa eu ajudar vocês. Pronto. Demais? Agora eu vou mostrar a Marina da Glória. Na Marina da Glória vão acontecer as competições de Vela. Aqui: de frente pro Pão de Açúcar! O Parque do Flamengo vai receber o Ciclismo de Estrada e a Marcha Athlética dos Jogos Olímpicos. E o Ciclismo de Estrada e a Maratona dos Jogos Paralimpicos. Nossa! Não  pra mim, não! Em Copacabana teremos as  competições de triatlo e Maratona Aquática. Além da estréia do Paratriatlo nos Jogos Paralimpicos. E aqui vai rolar o Vôlei da praia. Essa é a região Copacabana. Espero vocês aqui em 2016. Agora é com a Maria, ela vai mostrar a região Barra. Em 2016 vai dar pra ir até lá de metrô! Valeu! E aí pessoal! A gente está arrumando a casa pra receber vocês. Eu sou Maria e essa é a Barra. A Barra vai receber mais da metade dos eventos dos Jogos Rio 2016. O projeto do campo da Golfe esporte que volta aos jogos em 2016 respeita as características originais do terreno. Aqui ficará a Vila Olímpica e paralímpica que receberá mais de 14 mil atletas. As obras começaram em Junho de 2012. E nesta área com mais de um milhão a cem mil metros quadrados ficará o nosso Parque Olímpico. No Parque Olímpico  ficarão os Centros de Mídia e, é  claro, as mais modernas instalações esportivas. Nesta área teremos o Ciclismo de Pista, o Tênis, e os Desportos Aquáticos. As competições de Gimnástica, e as finais do Basquetebol em cadeira de rodas serão realizadas na Arena Olímpica de Rio. Aqui também será instalado o primeiro Centro Olímpico de Treinamento da América do Sul, um dos principais legados esportivos do projeto. No período dos Jogos teremos o Basquetebol, o Judô, o Taekwondo, Luta Olímpica, eo Handebol. E agora? Vamos pro Riocentro? No Riocentro vão acontecer as  competições de Levantamento de Peso, Tênis de Mesa, Boxe, e Badminton. As quatro regiões estarão interligadas pelos novos sistemas de transporte. A linha 4 do metro e linhas de BRT estão em contrução, e a primeira delas, TransOeste, já está em funcionamento. Foi muito legal mostrar a Barra de 2016 pra vocês. Agora é a vez do Pedro, com a região DeodoroTchau! E aí galera? Eu sou o Pedro aqui de Deodoro. Chega aí! Em Deodoro será construido o Parque Radical, para as  competições olímpicos de BMX, Mountain Bike e Canoagem Slalom. Muito radical, ? As  competições de Esgrima acontecerão aqui em Deodoro. En garde! Este é o Centro Nacional del TiroLegal?   todo mundo concentrado. O Centro Nacional de Hipismo será modernizado para 2016. Já vi altas competições aqui, com atletas do mundo tudo! E nessa  região, teremos ainda o Parque de Pentatlo Moderno de Deodoro e o Centro Olímpico de Hockey. Deodoro vai ficar incrível depois dos jogos. Vocês vão ver! Agora é só pegar o trem pra região Maracanã. A Ana está esperando vocês lá. Tchau! Que bom que vocês chegaram! Eu sou a Ana e vou mostrar a região Maracanã para vocês. O histórico estádio do Marcana receberá as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos. E sera o  estádio das finais do Futebol, é claro! está tudo sendo modernizado. Esse aqui é o Maracanãzinho! Aqui vão acontecer as  competições olímpicos de Voleibol. A área do porto está sendo totalmente revitalizada para 2016. Tá tudo mudando muito rápido por aqui. E em 2015, ele já estará pronto para receber mais transatlânticos que irão aumentar a nossa capacidade hoteleira.  E sabe qual esporte também vai desembarcar no Rio em 2016? Rugby! Aqui é Sambódromo onde acontece o desfile das Escolas de Samba. Existe lugar melhor pra chegada da Maratona?  Já está tudo pronto...só falta uma coisa: vocês! O Sambodromo também vai sediar as competições de Tiro con Arco. E pra completar, o Atletismo vai ser aqui, no Engenhão, Estádio Olímpico João Havelange, um dos mais modernos do Brasil. Viu ? Os Jogos Olímpicos e Paralimpicos vão ser demais. Para os atletas, para o público, para a imprensa, e para nós cariocas. O Rio de Janeiro está se transformando pra receber vocês. E os Jogos vão transformar o nosso futuro. Vem com a gente!


P.S.
1. legal, né? não + é, cool, isn't it? το νόμιμο είναι και φίνο/τζαμάτο/κουλ· ίσως γι' αυτό προοδεύουν με τάξη οι Βραζιλιάνοι.
2. Another Olympic logo. Another controversy? ωραίο πάντως το χορευτικό· τους ταιριάζει, όπως και των παιδιών η παιχνιδιάρικη διάθεση στην βιντεοξενάγηση.
3.http://stadiumdb.com/news/2012/07/brazil_shame_on_havelange_fans_demand_stadium_name_change. Rename the Stadium. Solidarity to Botafogo fans. Σαν να είχαμε ονομάσει εμείς το Ολυμπιακό Στάδιο "Παράγκα", ονόματα δεν λέμε. Αντί για τον λαδωμένο παράγοντα, ονόματι Χαβελάνζεwiki/Havelange#Corruption, οι Βραζιλιάνοι έχουν πολλούς άξιους να προβάλουν.
4. Πρόσθεσαν το ράγκμπι και το γκολφ, που θα ταίριαζε στο Λονδίνο, και όχι την καποέιρα.
5. Επίσημα την άρση βαρών, levantamento de peso, τη λένε halterofilismo, ἁλτηροφιλία, αγάπη για τους αλτήρες· δεν νομίζω να υπάρχει άθλημα στα ελληνικά με συνθετικό τη φιλία.
6. Οι αγώνες θα γίνουν Αύγουστο, λέει, σαν να λέμε Φλεβάρη, αλλά σε τροπικό κλίμα...για να δούμε τον καιρό: The "winter" months in Rio are considered to be July, August and September. However, during this time It never really gets cold. This period also has the least amount of rainfall of the year. Although it rarely gets cold in Rio, a cloudy or rainy day can be a bit chilly to be out on the beach. On the other hand, a sunny day will be very nice to lounge on the beach and take in the sun and terrific scenery. For this reason, the beach is really an option all year long in Rio. During this time of the year, average high temperatures are around 75 Deg. F (25 Deg. C). tripadvisor.com.au/Travel-/Rio-De Janeiro:Brazil:Weather.And.When.To.Go.

Viva Sua Paixão (olympic motto 2016) 
Cidade Maravilhosa (cançao 1935)

Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
.....
Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente
....
Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz 
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho* de sonho e de luz
.....
(ninho = nido (esp), φωλιά / criança = niño (esp), παιδί)


 .....ó Pato Donald! veja você. Vamos andar por aí, vai conhecer o Rio! vamos a todos os lugares. Vamos a Tijuca, Copacabana, Furnas, Urca, Salgueiro, Laranjeiras, Botafogo, Andaraí, Méier, Jardim Botânico, Quinta da Boa Vista, Campo de Santana, Cinelândia, Praça Onze (XI), São Cristóvão, Niterói, Paquetá, Avenida Atlântica, Leme, Leblon, Gávea, Pão de açúcar, e ao Corcovado. Or, as you American say, let’s go see the town!”....

8 σχόλια:

  1. Ωραία!
    Μού έλειψε όμως λίγο ο ;-)

    ΑπάντησηΔιαγραφή
  2. Τον πρόσθεσα τον παπαγκάιο
    που έστειλε στα λεξικά
    τον Ντόναλτ Ντακ :-))
    μασκότ δεν έχει ακόμα αποφασιστεί,
    αλλά για τον Žοζέ Καριόκα χρειάζεται
    άδεια από την Ντίσνεϋ.
    ...
    Και το Μεξικό το 1968 έπρεπε να είχε
    τον Speedy Gonzales ή τον Panchito Pistoles.

    ΑπάντησηΔιαγραφή
  3. Helô Pinheiro, μιά ακόμη διασημότητα carioca ;-)

    ΑπάντησηΔιαγραφή
  4. Ἑλώ Πευκάκη ὑπ' Ἀνέμου :-)

    όπως εκέρδισε δίκη για κοπειράτι,
    έτσι να πάρει θάρρητα κι ο Ζέ.

    ΑπάντησηΔιαγραφή
  5. Αβλεψία! :-(

    Το Ρίο Ιανέιρο έχει αδελφοποιηθεί
    με 44 πόλεις
    , από τις οποίες
    λείπει μία ελληνική, και ιδίως
    το αρχαίο Ρίο της Πάτρας.
    Να γίνουν οι απαραίτητες κινήσεις, κύριε
    δήμαρχε
    · και λόγω ομωνυμίας, και λόγω καρναβαλιού, και λόγω της γέφυρας
    ...
    Ουδεμία ελληνική πόλη
    έχει κουμπαριάσει με βραζιλιάνικη.
    Νά, η ευκαιρία!

    ΑπάντησηΔιαγραφή
  6. Όποιος προλάβει...

    ...βραζιλιάνος πρέσβης με δήμαρχο Θεσσαλονίκης, Γιάννη Μπουτάρη,
    όπου συζητήθηκε το ενδεχόμενο αδελφοποίησης της Θεσσαλονίκης με πόλη της Βραζιλίας...

    agelioforos.gr/

    Το Ρίο με το Ρίο και η Θεσσαλονίκη με το Σάο Πάολο, όπου έχει και δήμο η πολιτεία ονόματι Μακεδονία

    ΑπάντησηΔιαγραφή